Química

O Químico estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. Ele analisa substâncias e compostos, identifica suas características físico-químicas, como elasticidade ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, o profissional pesquisa, por exemplo, novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos. O bacharelado dá formação generalista nas quatro grandes áreas da química – orgânica, inorgânica, analítica e físico-química -, com aulas teóricas e em laboratório. A partir do terceiro ano, o aluno passa a estudar cinética química, química experimental, química ambiental, análise de solo e bioquímica.

Duração média: 4 anos

Mercado de Trabalho: Setores emergentes como o do petróleo, de fontes renováveis de energia e nanotecnologia abrem perspectivas de ampliação do campo de trabalho. O bacharel atua na indústria, em instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, e em órgãos públicos. O foco do licenciado é o magistério, mas ele também encontra ocupação em atividades como responsabilidade técnica, perícia, consultoria e serviços técnicos.

Piso Salarial: Os valores variam entre os ambientes de trabalho, cargos e em disposições da área. Recomenda-se que a quantia salarial varia entre a R$2.981,00 à R$3.200,00. 

Newsletter

fique por dentro das novidades!