Sobre o Cursinho Solidário

O Cursinho Solidário se consolidou através do envolvimento de diversos profissionais preocupados com a educação e também com o acesso dos alunos à Universidade. Com o objetivo dar uma oportunidade para milhares de jovens e adultos, residentes em Curitiba e/ou Região Metropolitana, o Cursinho Solidário oferece vagas tanto para aqueles que estudaram em escolas da rede pública de ensino, os que usufruíram de bolsas integrais em escolas particulares, como também para aqueles que não possuem condições financeiras suficientes para bancar um cursinho particular.

De cunho profissional, o curso é voltado às pessoas que, apesar de não se sentirem preparadas para concorrer às vagas disponíveis nos vestibulares, almejam conquistar a chance de entrar nestas instituições. Desde o início do projeto, em 2002, contamos com mais de 730 alunos no Ensino Superior, vários formados e alguns com Mestrado na área de preferência.

Com o acesso a um material de boa qualidade somado a um corpo docente capacitado, em uma estrutura semelhante à de qualquer curso preparatório privado, acreditamos que o aluno do Cursinho Solidário tem plenas condições de tornar real aquele sonho de ingressar a faculdade, além de servir como realização pessoal e/ou coletiva, e garantir a melhoria na sua qualidade de vida futura.

Histórico

A história deu início em 2002, quando o integrante do Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR), Elias Bonfim, pretendeu atender aos anseios dos alunos que, ao longo das aulas de informática, manifestaram suas vontades de entrada ao ensino superior.

Dessa forma, Elias planejou e coordenou toda uma equipe de professores voluntários que começaram a dar aulas semanais, como uma preparação para o processo seletivo. No ano seguinte, Clecio Luiz Chiamulera e Luiz Claudio Machado, com a ajuda de outros profissionais inclusive Elias, solidificaram a criação da Organização Não Governamental, (ONG), Formação Solidária.

A partir de então, o cursinho preparatório para o vestibular foi incluso como um dos três programas promovidos pela ONG, composta pelo Cursinho Solidário, Emprego Solidário e Universidade Solidária.

Confira a evolução do programa Cursinho Solidário:

2002
A primeira turma do Cursinho Solidário iniciou o atendimento com apenas três meses de aulas e conseguiu atingir a marca de 40 alunos. Apesar de o tempo ter sido curto, o trabalho desempenhado pelos professores voluntários obteve grande êxito com uma aprovação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

2003
Em 2003, através de uma parceira firmada com o Colégio e Faculdade Padre João Bagozzi, continuamos nessa caminhada rumo ao acesso ao Cursinho, atendemos 60 alunos.

2004*
Devido à seriedade do programa, o ano de 2004 foi importante. A semente lançada criou raízes mais fundas e conseguimos alguns parceiros, como a Sociedade Educacional Expoente e o StudioVR, que possibilitou a criação de um novo WebSite da Formação Solidária. Neste ano, exatos 100 alunos tiveram a oportunidade de estudo.

2005*
Desde o surgimento, a ONG não parou de crescer. No ano de 2005, alcançamos um novo recorde de inscrições, ultrapassando 800 candidatos. Dos alunos atendidos ao longo desse ano, 18 foram aprovados em instituições públicas, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Outros, conseguiram vagas em instituições privadas com bolsa de 100% através do ProUni. Neste ano, também passamos a contar com o apoio do Rotary em nível de Distrito, em que a organização passou a ser considerada um Programa Distrital de Rotary International.

2006
Neste ano, 18 alunos foram aprovados em instituições federais e outros ainda conseguiram vagas em instituições particulares, com bolsa integral através do ProUni.

2007
Em 2007, 16 alunos foram aprovados em instituições federais e outros ainda conseguiram vagas em instituições particulares com bolsa de 100% através do ProUni.

2008
A partir de 2008, o número de acessos cresceu. De todos os alunos atendidos, 25 foram aprovados nas instituições federais e vários outros conseguiram bolsas através do ProUni.

2009
Em 2009, 26 alunos foram aprovados em instituições federais e outros conseguiram bolsas através do ProUni.

2010*
O ano de 2010 foi um dos mais significativos para a Formação Solidária. O programa passou por uma grande transformação, desde a transferência do local das aulas, até a forma da metodologia de ensino. O Cursinho Solidário passou, então, a ter capacidade de atender 180 alunos por ano, devido à nova parceria com o Colégio Estadual Professora Luíza Ross.  O apoio da Editora Positivo foi de grande importância, tendo em vista que possibilitou um grande salto na qualidade do ensino ofertado, resultando na aprovação de mais de 40 alunos nas instituições públicas do Paraná e vários outros com bolsa de 100% em faculdades particulares também através do ProUni.

2011
O ano de 2011 manteve a média de aprovações do ano anterior. Firmamos a parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e ampliamos a capacidade para 60 alunos do ano seguinte.

2012
Neste ano, o projeto obteve um resultado ainda melhor, com a aprovação de 51 alunos na UFPR, 16 aprovações na UTFPR, quatro no vestibular social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e outros quatro no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e outros alunos que conseguiram bolsas integrais pelo ProUni.

2013*
Este foi o ano de excelência no que diz respeito ao desempenho para a ONG. O Cursinho Solidário contou com 80 aprovações em instituições públicas, nos mais variados cursos, dentre os dois mais concorridos da UFPR. Esta foi a primeira vez em que um dos alunos atendidos pelo Cursinho Solidário foi aprovado no vestibular mais concorrido do Brasil, a FUVEST, para o curso de Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP).

Essa aprovação fez com que os demais alunos, também atendidos pelo programa, pudessem almejar sonhos maiores de poder cursar o ensino superior em universidades públicas também em outros estados.

Ao longo do ano, o projeto passou por mais uma grande mudança positiva: renovou a parceria com a UTFPR até dezembro de 2016 e passou a contar com o apoio do Curso Positivo, através da parceria firmada com o Instituto Positivo, o que possibilitou a ampliação da capacidade de atendimento para 360 alunos, por ano.

2014*
No ano passado, o projeto manteve o crescimento constante das aprovações, e chegou a marca de 71 alunos aprovados na UFPR pelo vestibular convencional e pelo SISU.

O ano de 2014 também foi o ano da Medicina para os alunos do Cursinho Solidário. Tivemos as primeiras aprovações em um dos cursos mais concorridos de todo o Brasil. Os ingressos foram para a UFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Positivo (UP) com bolsa de 100% pelo ProUni. Vários outros também conseguiram bolsas integrais nas mais variadas instituições e cursos privados.

No segundo semestre de 2014, iniciou-se as negociações para a abertura de uma segunda turma na UTFPR, que pôde ser concretizada no mês de fevereiro de 2015. Conseguimos ampliar a capacidade de atendimento do curso para 415 alunos, distribuídos em três turmas.

2015*

Em 2015, mais de 415 alunos foram atendidos, nos modos Extensivo e Superintensivo. A sede UTFPR agora possui duas turmas, passando a atender 100 alunos.

O crescimento nas aprovações se manteve e superou as expectativas, o Cursinho Solidário conseguiu a maior número de aprovados da sua história, até o momento foram 192 aprovações, 123 aprovados na UFPR, sendo 95 no vestibular convencional e 28 pelo SISU, incluindo um no curso de Medicina, na UTFPR foram 27 aprovados. Nossos alunos conquistaram vagas nos cursos mais concorridos, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.

Também foram conquistadas 37 vagas pelo ProUni e em universidades de outros estados, como em Medicina na Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e em Arqueologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

*Datas em que o programa apresentou resultados mais significativos e/ou firmou novas parcerias.

Newsletter

fique por dentro das novidades!