Fique atento as cotas na 1ª fase da UFPR 2015/2016

A chamada para segunda fase será feita de acordo com a classificação do aluno no curso desejado e de sua categoria de concorrência. Veja no Guia do Canditato:

Primeira fase

A primeira fase, a ser realizada no dia 08/11/15, será constituída de uma prova com 80 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, sobre os conteúdos do Ensino Médio. Haverá nove questões sobre cada uma das seguintes matérias: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões de Língua Estrangeira Moderna serão em número de oito. Quanto ao Português, haverá ao todo 18 questões, sendo nove de Compreensão de Texto e nove relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira e de uso da língua. Cada questão valerá um ponto.

Divulgação do resultado da primeira fase

O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 23/11/15, na Internet (www.nc.ufpr.br). Serão convocados para a segunda fase os candidatos melhor classificados na primeira fase em cada curso (respeitando-se a categoria de concorrência), em “N” vezes o número de vagas, assumindo “N” um dos seguintes valores, dependendo da relação candidato/vaga em cada curso:

a) N = 2, quando a relação candidato/vaga for igual ou inferior a 5;

b) N = 3, quando a relação candidato/vaga for superior a 5 e inferior a 15;

c) N = 4, quando a relação candidato/vaga for igual ou superior a 15 e inferior a 20;

d) N = 5, quando a relação candidato/vaga for igual ou superior a 20.

Para os cursos do Processo Seletivo Estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial), se a relação candidato/vaga for igual ou inferior a 5, “N” será igual a 3. Se o número de inscritos em algum curso for inferior a duas vezes o número de vagas, passarão para a segunda fase todos os candidatos inscritos daquele curso que não tiverem sido eliminados na primeira fase. Ocorrendo empate na última colocação da lista de convocados para a segunda fase em cada curso, todos os candidatos nessa condição passarão à segunda fase.

Os candidatos que participam do Processo Seletivo apenas em treinamento não são computados na relação candidato/vaga.

Com referência aos candidatos que participam do Processo Seletivo apenas em treinamento, passarão para a segunda fase aqueles que tiverem obtido número de pontos igual ou superior ao do último colocado na lista de convocados para a segunda fase de cada curso.

Ocorrendo vagas ociosas no processamento da primeira fase, as mesmas serão remanejadas observando-se os critérios estabelecidos na Portaria Normativa 18/2012-MEC para movimentação de vagas entre categorias de concorrência.

Fonte: Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná

Newsletter

fique por dentro das novidades!