Notícias e Novidades sobre Educação, Cultura e o Mundo Universitário

Parceiros:

Participe você também do projeto Formação Solidária. Fale Conosco e descubra como.

Publicidade:

Lula confirma: recursos do Pré-Sal vão para educação

Publicado por: Elias Bonfim

O presidente Lula reafirmou no último sábado, dia 13, a intenção de investir parte dos recursos do pré-sal em educação. A declaração foi dada durante a inauguração da unidade de Petrópolis do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CEFET) do Rio de Janeiro. Lula destacou que com a descoberta das reservas de petróleo e gás encontradas na Bacia de Santos (SP), o Brasil tem a oportunidade histórica de figurar entre as maiores nações do mundo. “Entretanto, isso só ocorrerá se investirmos parte desses recursos em educação e no combate à pobreza”, defendeu.

 

O presidente destacou que a chegada do Cefet em Petrópolis, ducentésima unidade federal de educação tecnológica do país, é um marco do desenvolvimento sustentável brasileiro. “Foram 22 anos sem crescimento e agora estamos investindo em mão-de-obra qualificada porque o país está necessitando desses jovens”, ressaltou Lula referindo-se ao crescimento histórico do país, que atingiu a taxa de 6% nesse trimestre.

 

O Ministro Fernando Haddad, que também participou do evento juntamente com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, trouxe números sobre os avanços da educação nos últimos cinco anos. “De 1909 a 2003 o Brasil teve 140 escolas técnicas de educação profissional e até 2010 teremos 214 novas escolas”, destacou. Haddad também citou o aumento do número de vagas nas instituições federais de ensino superior. “Vamos dobrar esse número já em 2009”, disse.

 

A chegada do Cefet a Petrópolis modificou a vida de estudantes como Marco Aurélio Martins, de 29 anos. Ele é o mais velho de seis irmãos e tem renda de um salário mínimo trabalhando como garçom em um bar da cidade. Antes do dia 18 de agosto desse ano, Marco Aurélio não tinha grandes perspectivas, já que não tinha condições de arcar com os custos de uma faculdade privada e não havia oferta de educação superior pública em Petrópolis. “Eu achava que continuaria ganhando um salário mínimo por mês para o resto da vida”, conta. 

 

Hoje, Marco Aurélio é um dos 40 alunos de licenciatura em física do Cefet de Petrópolis. Nos próximos anos, ele estará formado e poderá dar aulas ganhando, no mínimo o valor equivalente ao piso nacional do magistério de R$ 950.

 

Com a unidade de Petrópolis, moradores que, como Marco Aurélio, não tinham condições de estudar, terão acesso a cursos de qualidade gratuitamente. Hoje, 120 estudantes estudam no Cefet, sendo 80 alunos do ensino superior e 40 do ensino médio. Quando estiver em pleno funcionamento, em 2011, a unidade deverá atender a 1200 alunos. “Esses jovens que estavam ociosos e desesperançados agora têm oportunidades que me foram negadas durante a minha juventude”, contou o presidente que defendeu, ainda, a ampliação do investimento em educação para diminuir a violência e a criminalidade.

 

Clique aqui e acesse o link original da notícia

 

 

Fonte: Portal MEC

Comentários:

Ainda não há comentários

  1. Profª Núbia no dia 16/09/2008 às 13:28 disse:

    Em, 16/09/08

    Olá Elias, boa tarde!

    Sou professora, pedagoga, fundei há 22 anos uma escola de educação infantil em Vila São Jose São João de Meriti (baixada fluminense) Rio de Janeiro, porque muito me preocupa a realidade de crianças pobres na faixa etária de zero a seis anos, que não recebem atendimento da rede publica municipal.
    Aqui existem apenas seis creches publicas, cada uma atende uma média de cem crianças . Somos uma população com mais de seiscentos mil habitantes. O analfabetismo e a falta de qualificação profissional de jovens e adultos é algo vergonhoso. Vejo na midia, nos grupos de discussão sobre educação todos falam, mas ninguém fala das creches comunitárias, filantropicas que; em sua maioria encontram-se nos bolsões de pobreza. Por favor nos ajude a divulgar essa situação. Quem sabe com todo esse luco que o pre sal trará o presidente se sensibilize com esta nossa causa. Por favor nos ajude!
    Muita paz!
    Profª Núbia – São João de Meriti/ Rio de janeiro
    tel: 21 2751-2195

  2. WP Themes no dia 18/01/2010 às 9:34 disse:

    Amiable post and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

 

Gostou desta Matéria ? Compartilhe com seus Amigos !!

Agora você pode compartilhar todas as matérias do Formação Solidária que você mais gosta com seus amigos, através dos Favoritos, Twitter e Orkut:

Postar no Twitter Postar no Orkut

Adicione um comentário

Untitled Document
Artigos Recentes:
Internet:

Visite a Nossa Comunidade:

Comunidade do Formação Solidária no Orkut
Links Úteis: